História

por Alessandra Amantea publicado 16/01/2019 09h20, última modificação 24/01/2019 15h00

Búzios era terceiro distrito de Cabo Frio. Em 1980, começou a nascer nos moradores locais a vontade de emancipação do município-sede, e cinco anos mais tarde o movimento pró-emancipação foi apresentado pela primeira vez na Câmara de Cabo Frio. O primeiro plebiscito para votar a questão separatista, entretanto, só aconteceu em 30 de junho de 1991.

Em 95 os emancipacionistas buzianos seguiram sua luta, e no dia 12 de novembro desse mesmo ano foi realizado o segundo plebiscito, quando novamente a população decidiu pela emancipação. A partir daí, finalmente o terceiro distrito de Cabo Frio se tornou o município de Armação dos Búzios, instituindo-se seus Poderes Executivo e Legislativo.

A primeira legislatura da Câmara de Búzios foi de 1997 a 2000. Nos dois primeiros anos, as sessões da Câmara aconteceram na Escola Municipal Emígdio Gonçalves Coutinho, no trevo da Ferradura. Na época, o plenário funcionava no refeitório da escola. Depois passou a funcionar na sede provisória, localizada em Manguinhos, onde situa-se até hoje. A primeira sessão neste espaço data de 25 de março de 1999.