Audiência Pública Maio Laranja

por Alessandra Amantea publicado 28/05/2024 10h30, última modificação 28/05/2024 18h04
Audiência Tratou do Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil
Audiência Pública Maio Laranja

Audiência Maio Laranja_27maio24

Neste mês do “Maio Laranja” aconteceu no plenário da Câmara Municipal de Búzios a audiência pública para tratar de políticas de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil. O debate foi presidido pelo vereador Raphael Braga, presidente da Comissão de Defesa da Criança e do Adolescente. O membro da comissão Nitinho de Beloca também participou. (Assista)

“Nós decidimos fazer essa audiência para discutir os desafios que temos na cidade. (...) Ver onde estão as deficiências e como o estado pode melhorar e também qual o papel da sociedade.”, justificou o vereador Raphael Braga.

A audiência contou ainda com a participação de representantes do Núcleo de Atendimento da Criança e do Adolescente (NACA), Conselho Tutelar, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, OAB-Jovem, Conselho Municipal de Defesa da Criança e Adolescente (CMDCA) e Capacita Ser.

Uma das participantes da audiência foi a coordenadora do Núcleo de Atendimento da Criança e do Adolescente Adriana Siqueira. O NACA acolhe crianças e adolescentes vítimas de violência intrafamiliar. Segundo ela, de janeiro a novembro de 2023 foram realizados 134 atendimentos, dos quais 46% era violência psicológica e 25% violência sexual. “Como coordenadora do NACA, o que preciso é fazer rede com a saúde, com a escola, porque eu não trabalho sozinha.”

A advogada e representante da OAB- Jovem Yana Bento relatou que tem observado o aumento da violência sexual de crianças e adolescentes e que muitas vezes as pessoas não sabem a quem recorrer. “Se as autoridades não tiverem um olhar crítico e delicado sobre o assunto, não vai parar de aumentar.", concluiu.

Observar mudanças comportamentais e a forma como a criança brinca e se expressa pode ajudar a identificar sinais de abuso e violência. O conselheiro tutelar Claudeir Junior destacou a importância da capacitação dos profissionais para fazer a "escuta especializada". Defendeu ainda a "construção do fluxo de atendimento de cada órgão que atua na causa das crianças e adolescentes, com suas respectivas atribuições."

Já a Érica Rodrigues, do Capacita Ser falou da importância das campanhas de conscientização. "Essas campanhas são importantes não só para dar visibilidade aos órgãos como o NACA, o Conselho Tutelar, o CMDCA, Secretarias, CRAS e CREAS; mas serve principalmente para dar orientação às pessoas de qual caminho tomar para garantir os direitos das crianças e adolescentes."

________________________________________________________

- Disque 100 (serviço telefônico gratuito para denúncia de violência contra crianças e adolescentes)
-Conselho Tutelar - (22) 2350 - 6009
-Núcleo de Atendimento da Criança e do Adolescente - NACA- Búzios - (22) 98877-3721