Audiência Debate Ações Preventivas à Violência nas Escolas de Búzios
Dando continuidade aos debates da Câmara Municipal de Búzios sobre violência nas escolas, o presidente da Comissão de Segurança Pública Marcos Sodré realizou audiência pública nessa terça-feira (25) na Casa Legislativa para tratar sobre ações preventivas.
De acordo com o representante da Secretaria Municipal de Segurança Pública Wedson Viera Cedro, Búzios conta com cerca de 350 câmeras de monitoramento espalhadas pela cidade, e 4 escolas são monitoradas. O objetivo – segundo ele – é que todas as escolas e creches do município sejam monitoradas. Informou ainda que o processo de aquisição de câmeras de monitoramento está em fase de licitação.
Já os representantes da Guarda Municipal e da 5° Cia da Polícia Militar de Armação dos Búzios falaram sobre algumas ações realizadas nas duas últimas semanas para tranquilizar a rotina escolar, como a intensificação das rondas escolares e reuniões da força de segurança com diretores, pais, vigias e porteiros das escolas públicas e particulares.
Segundo o tenente Madureira da 5° Cia, não existe nenhum registro na Delegacia de casos de violência nas escolas de Búzios, mas o momento pode ser aproveitado para se investir em ações preventivas. Alertou também sobre o problema de se propagar e compartilhar notícias falsas. “Noticiar e compartilhar notícias falsas, principalmente sobre violência nas escolas, não traz contribuição nenhuma para a sociedade."
O presidente da Comissão Marcos Sodré citou os projetos em tramitação na Câmara Municipal de Búzios voltados para segurança no ambiente escolar, visando estabelecer o Plano de Segurança e Prevenção à Violência nas Escolas de Búzios ( PL 20/2023), a instalação do botão do pânico nas escolas (PL 22/2023) e a delimitação da área escolar de segurança, como espaço de prioridade do Poder Público Municipal (PL 21/2023). Todas as propostas estão sendo analisadas na Comissão de Constituição, Justiça e Redação. “Com isso, o Legislativo sinaliza que também está trabalhando para garantir a segurança dos nossos alunos.”, concluiu o vereador Marcos Sodré.
Além do presidente da comissão, a audiência contou com a presença do presidente do Legislativo Rafael Aguiar e do vereador Samuel da Byke; do Secretário Municipal de Educação Rodrigo Ramalho; do representante da Secretaria Municipal de Segurança Pública Wedson Viera Cedro; do especialista em Segurança Pública Haroldo Victoriano Bunn e representantes da Guarda Civil Municipal de Armação dos Búzios, da 5° Cia de Polícia Militar de Búzios, do Conselho Tutelar e do Conselho Municipal de Segurança Pública.