Audiência Pública Trata do Planejamento para o Verão em Búzios

por Alessandra Amantea publicado 05/11/2019 16h40, última modificação 05/11/2019 16h57

O Plano Verão foi assunto na Câmara Municipal de Búzios na última quinta-feira (31). A audiência pública contou com a presença dos membros da Comissão de Turismo e Cultura da Casa - Niltinho de Beloca e Dom - e dos vereadores Neemias Lopes e Gladys Nunes; o vereador Miguel Pereira foi representado por seu assessor.

“Nossa cidade vive do Turismo. Sabemos da importância da alta temporada para Búzios. Nessa época precisamos de mais segurança, mobilidade, mais prestação de serviços. Há mais demanda de luz e água; produzimos mais lixo; o trânsito aumenta e junto os problemas. Então é necessário o preparo do Poder Executivo.”, iniciou o presidente da Comissão de Turismo Niltinho.

Durante a audiência, os secretários municipais falaram do planejamento de suas respectivas pastas para a alta temporada e tiraram dúvidas sobre o tema. Estavam presentes o Secretário de Turismo e Cultura Alexandre Verdade, o Secretário de Serviços Públicos Geraldo Borges, o Secretário de Meio Ambiente e Pesca Fernando Savino, o Secretário de Desenvolvimento Urbano Octávio Raja Gabaglia e o Secretário de Segurança Pública Alan Varela.

Outras autoridades presentes foram o juiz da 2ª Vara da Comarca de Armação dos Búzios Raphael Baddini, o major Jefferson Porto do Corpo de Bombeiros, o Comandante da Guarda Municipal de Búzios Perez e o Comandante da 5º Cia de Búzios, Tenente Madureira.

Dentre os planejamentos apresentados para a alta temporada estão a obra da rotatória da Rasa; melhorias nos mirantes da Praia Brava e da Praia do Forno; a construção de escada, rampa e deck na Lagoinha; ronda diária preventiva de fiscalização ambiental; fiscalização para coibir o abuso de som e vazamento de esgoto; ação de conscientização do turista sobre o que pode ou não ser feito na cidade e nas praias; revitalização das placas dos caminhos ecológicos. Outros assuntos tratados na audiência foram o retorno do serviço do estacionamento na cidade, a coleta de lixo e o reforço de efetivo da Polícia Militar e da Guarda Municipal.

Segundo o Comandante Perez, o município vai contar com 100% do efetivo da Guarda Municipal no verão, e suas prioridades serão a fluidez do trânsito e marcar presença preventiva. “Nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro suspendemos todos os tipos de licença dos guardas municipais. Nós vamos contar com 100% do efetivo da Guarda nas ruas. E como no período não tem aulas escolares, o efetivo que atende as escolas e o patrimônio serão trazidos para rua.”

Não foi apresentado na audiência, entretanto, o planejamento para o verão das empresas Enel e Prolagos, tampouco se haverá aumento no número dos transportes alternativos em circulação.

(Assista: https://www.youtube.com/watch?v=7uch4815p_Y )