Câmara de Búzios Aprova projetos de Tombamento
A Câmara Municipal de Búzios aprovou na quinta-feira (09) dez projetos de lei, propondo o tombamento de bens de valor histórico, cultural e arquitetônico do município. Os bens a serem tombados são a Praça dos Ossos; o calçamento de paralelepípedos da Orla Bardot, da rua Manoel Turíbio de Farias e da Rua Praia dos Ossos; o calçamento de pedras da Rua Maria Joaquina, da Rua Aldeia de Geribá e da Rua do Beco (propostas do ver. Raphael Braga); Igreja Metodista da Baia Formosa, Igreja Metodista dos Ossos e Igreja Metodista de Manguinhos; Casa de Aduelas Azuis e Caza do Sino, Casa de Boy Sampaio, Casa Solar do Peixe Vivo e Casa da Colônia dos Pescadores Z23 (propostas do ver. Dom).
De acordo com os projetos, o Poder Executivo, através do órgão competente, providenciará a inscrição desses tombamento no Livro de Tombo dos Bens Culturais do Município, após a publicação da Lei. Quaisquer intervenções físicas a serem realizadas nos referidos imóveis deverão ser previamente aprovados pelo Conselho Municipal de Patrimônio Histórico e Cultural.
O tombamento é um conjunto de ações realizadas pelo poder público para preservar, por meio da aplicação de legislação específica, bens de valor histórico, cultural, arquitetônico, ambiental e também de valor afetivo para a população, impedindo que sejam destruídos ou descaracterizados.