Câmara de Búzios Realiza Palestras Sobre o Câncer da Mulher

por Alessandra Amantea publicado 25/10/2019 15h05, última modificação 25/10/2019 16h14
Câmara de Búzios Realiza Palestras Sobre o Câncer da Mulher

Vereadores e Palestrantes

No mês do Outubro Rosa, a Câmara Municipal de Búzios realizou o 1° Fórum de Combate ao Câncer da Mulher. O encontro contou com palestras da oncologista Cátia Helena de Paiva Fernandes, da infectologista e dermatologista Aline Ramalho, da assistente social Silvana Valente e da jornalista e advogada Penha Acioly. Do Poder Legislativo participaram a presidente Joice Costa e o vereador Niltinho de Beloca.

“A gente fez esse primeiro Fórum na Câmara para falar dum assunto muito importante. O motivo é esclarecer, dar informação e conhecimento. Porque as pessoas perecem por falta de conhecimento. Então é pra trazer o assunto do câncer pra discussão.”, explicou a idealizadora do Fórum, a presidente Joice.

A presidente da Associação Buziana de Apoio a Pessoas com Câncer (Abrace) Penha Acioly apresentou dado do INCA que aponta que 59 mil mulheres morrem de câncer de mama no Brasil por ano, mas se detectada precocemente a doença tem cura. Penha enfatizou a importância da prevenção. “90% dos casos de câncer de mama, quando detectados precocemente, tem cura. Eu tenho pacientes que estão curadas há 20 anos.”, acrescentou.

Além das palestras, o evento contou com depoimentos de mulheres que enfrentam a doença e de mulheres que já venceram o câncer. A esperança, a positividade e o apoio da família e amigos são fundamentais no tratamento.

A prevenção contra o câncer de mama deve ser feita o ano todo, com hábitos saudáveis (alimentação saudável, prática de atividade física, não fumar e evitar consumir bebidas alcoólicas); com a realização dos exames preventivos e com observação do próprio corpo e toque das mamas. Nódulo fixo e indolor; pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja; alteração do mamilo; pequenos nódulos nas axilas ou pescoço e saída de líquido anormal das mamas devem sempre ser investigados pelo ginecologista.

Assista ao Fórum de Combate ao Câncer da Mulher na íntegra:
...............................................................................................
A presidente Joice Costa agradece ao apoiadores:

Drogaria Búzios
Studio Euler de Castro
Esmalteria Isadora Francis.
Shamah beauty Care
Maria Bonita ateliê
Marlene Moura designer sobrancelha.
Artesanato Rabony
Top festa