Diretor da Escola Tom Jobim é o Convidado do Café Com Cultura

por Alessandra Amantea publicado 03/10/2019 20h10, última modificação 03/10/2019 20h23

A Câmara Municipal de Búzios realizou o Café com Cultura nessa quarta-feira (02) no plenário. Na 4ª edição do café, o músico e diretor da Escola de Música Tom Jobim - núcleo Villa Lobos - Léo Ackerman falou dos projetos; da estrutura e das dificuldades da escola, como a evasão de alunos, a exoneração de professores e a dificuldade na manutenção dos instrumentos musicais.

A Escola Tom Jobim existe desde 2002. Para ingressar era necessário fazer uma prova, atualmente o ingresso se dá por meio de sorteio. Este ano a escola iniciou a oficina de percussão, coral infantil e adulto, iniciação musical com flauta doce e para adultos, além das aulas já existentes de canto, bateria, teclado. As aulas são gratuitas. “Nós temos muitos alunos e ex-alunos, que estão tocando maravilhosamente bem, tocam nas Igrejas da cidade e até no exterior, trabalham com música, se tornaram professores.”, contou Léo.

Na roda de conversas, a presidente do Legislativo Joice Costa explicou a motivação do café cultural.“Nasceu da ideia de falar sobre as políticas públicas que envolvem a cultura como um todo no município. O evento acontece toda primeira quarta-feira do mês.”

Joice também citou algumas leis municipais relacionadas à cultura, destacando o Requerimento aprovado por unanimidade na sessão de terça-feira(01), onde solicita informação ao Poder Executivo sobre o Plano de Políticas Culturais. “O desejo é que depois de toda essa luta para formação de um conselho de políticas culturais, que a gente tenha o Plano Municipal.”, disse Joice.

A minuta do Plano de Políticas Culturais de Búzios, elaborada pelo Conselho Municipal de Cultura, havia sido encaminhada à Procuradoria do município, porém, em reunião, o Conselho decidiu pedir vista ao projeto para que o Plano seja encaminhado junto com o Fundo Municipal de Cultura, a fim de agilizar o processo. O Projeto do Fundo Municipal também está sendo elaborado pelo Conselho.

O café com cultura também contou com representantes da rede de mulheres empreendedoras de Búzios, do Fórum Permanente de Cultura, do escritor e integrante da Academia de Letras de Cabo Frio e interessados pelo segmento cultural.