Fórum de Debates: Projetos e Ações para Cultura
O presidente da Comissão de Turismo e Cultura Niltinho de Beloca promoveu o fórum de debates virtual no plenário da Câmara Municipal de Búzios para tratar de projetos e ações para Cultura. O evento realizado na sexta-feira passada (25) contou com a participação de representantes da Secretaria Municipal de Cultura, de segmentos culturais e fazedores de cultura (Assista).
“Nossa comissão sempre esteve e sempre estará de portas abertas à Cultura e ao Turismo de nossa cidade. Sabemos da vital importância da construção coletiva de políticas públicas culturais para o crescimento de nosso município. Essas ações de dar voz aos fomentadores culturais de Búzios perpetuam a ligação entre Legislativo e Sociedade Civil.”, disse o vereador Niltinho.
Em vídeo, o secretário de Cultura Luiz Romano Lorenzi falou sobre as ações realizadas pela pasta como limpezas e melhorias dos espaços culturais, exposições no Zanine, ações de doação de livros e resolução de pendências para viabilizar a continuidade do convênio da Escola Tom Jobim com a Escola de Música Villa-Lobos e de projetos futuros da secretaria.
Sobre a eleição dos novos representantes da Sociedade Civil para composição do Conselho Municipal de Políticas Culturais (vigência 2021-2023), informou que as inscrições estão abertas do dia 28 de junho a 15 de julho no espaço Zanine; e a eleição será no mesmo local no dia 30 de julho, a partir das 9h. O edital de convocação foi publicado no Boletim Oficial 1.200 de 19 a 24 de junho de 2021.
A eleição dos novos membros do Conselho é importante para dar seguimento à elaboração do Plano Municipal de Políticas Culturais, à alteração da Lei 1.180 de 2015, que trata do Conselho, Plano e Fundo de Cultura e ao mapeamento da cultura.
Outro assunto abordado foi a Lei Aldir Blanc, de apoio emergencial ao setor cultural. Segundo o representante da secretaria Daniel de Oliveira, o “município pagou o total de R$ 230 mil” da Lei Aldir Blanc entre artistas e espaços culturais e sobrou um saldo remanescente de aproximadamente R$22.500,00. “Agora está na fase de prestação de contas(...) E a gente está esperando a regulamentação do saldo remanescente.”, completou.
Participaram do fórum de debates os representantes da Secretaria Municipal de Cultura Cláudia Rodrigues e Daniel de Oliveira, o presidente da Comissão Niltinho de Beloca, o vereador Raphael Braga, a presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais Shanah Genaro, as representantes do Fórum Permanente de Cultura Sirlei Souza e Elena Olivares, a guia turística Lívia Bastos e a representante da Comissão de Turismo da OAB- Búzios.