III Seminário Abolição da Escravatura - 136 anos da Abolição

por Alessandra Amantea publicado 14/05/2024 14h10, última modificação 14/05/2024 15h53
Amanhã (15) acontece o III Seminário Abolição da Escravatura - 136 anos da Abolição, promovido pela Secretaria Municipal de Educação. O evento será realizado na Câmara Municipal de Búzios, das 9 às 16 horas, com transmissão pelo Youtube no Canal da Secretaria de Educação.

III SEMINÁRIO ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA - 136 ANOS DE ABOLIÇÃO

PROGRAMAÇÃO (1° turno)
9h - Abertura.
9h15min -  Tema: "Narrativas e saberes ancestrais".
Profª. Marta da Costa - Professora e Representante da Comunidade Quilombola Rasa /Coordenadora de Igualdade Racial.
09h40minTema: "Reflexões de um advogado negro"
Dr. Guilherme Teixeira - Advogado Criminalista (OAB-Cabo Frio) / Pós-Graduado em Direito Penal e Processo Penal, Vice Presidente da CPIR -Comissão de Promoção a Igualdade Racial.
10h40minTema: "A herança escravista"
Acioli Gonçalves da Silva Junior - Professor, Filósofo, Historiador e Escritor, Pós-Graduado em História e Cultura Afro-Brasileira, Mestre em Ensino de História pela Universidade Federal Fluminense.
11h:50min - Encerramento.

PROGRAMAÇÃO (2° turno)
13h30min - Abertura.
14hTema: Práticas de pluralidade cultural na rede de Armação dos Búzios
Prof. Bruno Rodrigues Severino - Prof de Geografia, Pós Graduação em Planejamento Urbano e Ambiental
Extensão em Direitos Humanos - UFF - Coordenador de Pluralidade Cultural SEMED Armação dos Búzios.
14h40min -Tema: "O negro na Ditadura Civil-Militar Brasileira (1964- 1985)" Prof. Dr. Luiz Guilherme Scaldaferri, Professor, historiador e escritor.
15h30min -Tema: "A mulher negra no pós-abolição"
Etemy Sirlei d'lemanja - Representante da comunidade tradicional de matriz africana.
16h - Encerramento.