Programa Visa Incentivar Contratação de Jovens do Abrigo Municipal
O estágio e o primeiro emprego são fundamentais na construção do futuro profissional de qualquer jovem. Quando se trata de jovens tutelados, entretanto, a situação é ainda mais urgente: o primeiro emprego é a forma de conquistarem sua independência e dignidade.
Visando instituir o Programa de Incentivo à Contratação de Jovens Tutelados do Abrigo Municipal, foi encaminhado na Câmara de Búzios o Projeto de Lei 116/2021, de autoria do vereador Niltinho de Beloca. O PL está na Comissão de Constituição, Justiça e Redação.
O programa consiste em mobilizar as empresas e comércios da cidade a disponibilizarem vagas de emprego, com prioridade a jovens tutelados a partir de 14 anos, para estágio e primeiro emprego.
Conforme o projeto, as empresas interessadas em participar do programa deverão ser cadastradas previamente na Prefeitura de Búzios, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda. Caberá às empresas, a seleção de acordo com os critérios de admissão, qualificação e vagas disponíveis.
O abrigo municipal atende crianças e adolescentes de 0 a 18 anos, que tiveram seus direitos violados e se encontram no local por medida protetiva judicial. Atualmente dois tutelados do Abrigo Lar Feliz estão na faixa etária acima de 14 anos, segundo o coordenador do abrigo Flavio Cavalcanti.