Projeto Delimita Espaço Para Práticas Esportivas nas Praias de Búzios
Tramita na Câmara Municipal de Búzios o projeto de lei, que dispõe sobre regulamentar a prática de esportes na faixa de areia das praias da cidade. A proposta está na Comissão de Constituição, Justiça e Redação.
"A gente delimitou o espaço para a prática esportiva na praia de Geribá, da Armação sem a questão do horário. Hoje a garotada só pode praticar esporte depois das 5 horas da tarde. Com a delimitação do espaço, vai poder praticar a altinha, o frescobol em outros horários, sem incomodar a família que está curtindo a praia.", explicou o vereador Gugu de Nair. Segundo ele, o projeto foi discutido com o pessoal da Postura.
Conforme o PL 09/2021, a prática de atividades esportivas informais, lúdicas e ou recreativas, na orla e faixa de areia das praias de Búzios serão proibidas das 8h às 17h nos meses de dezembro a março e das 9h às 15h nos demais meses do ano. A proibição, entretanto, não se aplica aos trechos estabelecidos na lei, como a faixa de areia entre a “Casuarina” (próximo à servidão da Aldeia de Geribá) e a entrada do condomínio Porto dos Gravatás (meio da praia de Geribá).
O projeto permite a prática esportiva nas praias de Manguinhos e Armação, exceto nos respectivos trechos do Porto da Barra ao Píer de Manguinhos e entre o Píer dos Pescadores e o Cais da Armação. As atividades também são autorizadas de forma irrestrita nas praias de Tucuns; praia do Canto; praia Brava e praia das Caravelas. As atividades esportivas informais deverão ser elencadas em Resolução da Secretaria do Lazer e do Esporte (SELESP), conforme a permissão em cada praia.
Já as atividades desportivas formais - que compreendem campeonatos e eventos realizados na faixa de areia das praias, com instalação de arenas e outros equipamentos - deverão ser autorizadas pelo poder público. Também caberá ao Poder Executivo, através das secretarias competentes, identificar os locais pré-determinados para atividades específicas com placas informativas.
O projeto prevê como penalidades para descumprimento da lei multa de 50 UPFM (Unidade Padrão Fiscal do Município) e apreensão do material esportivo. A fiscalização deverá será realizada pela Coordenadoria de Posturas da Secretaria de Segurança e Ordem Pública (SEORP