Academias de Búzios Deverão Alertar Sobre Malefícios do Uso de Anabolizantes
O Projeto de Lei 50/2019 obriga as academias de ginástica de Búzios a realizarem palestras sobre o uso de anabolizantes. A proposta, de autoria do vereador Valmir Nobre, foi aprovada por unanimidade na sessão ordinária desta quinta-feira(15).
Esse projeto prevê ainda que as academias forneçam uma cartilha ao aluno, elaborada por profissional de educação física, alertando sobre os malefícios da utilização desses esteroides anabolizantes. Ao Poder Executivo, caberá a regulamentação da Lei.
O PL 50/2019 vai ser encaminhado ao Poder Executivo para sanção, passando a vigorar a partir da publicação da lei no Boletim Oficial.
Saiba Mais
Os esteroides anabólicos androgênicos (EAAS) são substâncias sintéticas, derivadas do hormônio sexual masculino: a testosterona. Foram criados para fins terapêuticos, mas também são consumidos por praticantes de atividades físicas e esportivas para aumento no tamanho da massa muscular, força física e resistência.
Seu uso indiscriminado acarreta sérias problemas à saúde, como atrofia testicular, redução da contagem de espermatozoides, infertilidade, impotência sexual, queda de cabelo, aparecimento de tumores no fígado e complicações cardíacas, além de uma série de outros efeitos colaterais indesejáveis