Projeto prevê folga a funcionários públicos para inscrição no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea

por Alessandra Amantea publicado 25/04/2024 15h50, última modificação 26/04/2024 12h59
Objetivo é incentivar a doação

Foto Reprodução Internet

Atualmente, o Brasil tem o terceiro maior banco de doadores de medula no mundo, com mais de 5,5 milhões de pessoas cadastradas no REDOME. Apesar disso, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a chance de se achar doador compatível de medula óssea é uma em cada 100 mil.

Visando incentivar o aumento de doadores cadastrados no país, um projeto de lei encaminhado na sessão legislativa dessa quinta-feira (25) na Câmara Municipal de Búzios prevê folga aos funcionários públicos do município para realização de inscrição ou atualização de dados no REDOME.

O projeto de autoria do vereador Gugu de Nair será analisado na Comissão de Constituição, Justiça e Redação. “O objetivo é incentivar a participação desses servidores nessa importante ação de solidariedade e contribuir para o aumento do número de doadores de medula óssea no país.”, justifica o autor.

Conforme o PL 26/2024, o funcionário público terá direito a 1 dia de folga, sem prejuízo salarial, para realizar a inscrição ou atualização de dados no REDOME. Em caso de doação de medula óssea, será concedido um período adicional de 4 dias de folga, também sem prejuízo salarial.

Como se tornar Doador de Medula Óssea

Para se tornar um doador voluntário de medula óssea, é preciso ir ao Hemocentro mais próximo da sua cidade; realizar um cadastro no REDOME e coletar uma amostra de sangue (10 ml) para exame de histocompatibilidade (HLA), a fim de saber se o doador é compatível. É necessário ter entre 18 e 35 anos de idade (o doador permanece no cadastro até 60 anos e pode realizar a doação até esta idade); apresentar documento de identificação oficial com foto; estar em bom estado geral de saúde e não ter nenhuma doença impeditiva para cadastro e doação de medula óssea (Fonte site REDOME).