Projeto visa criar Programa Municipal de Prevenção e Combate ao Fogo

por Alessandra Amantea publicado 03/10/2024 14h50, última modificação 03/10/2024 16h23
Objetivo é promover ações preventivas para minimizar o risco de focos de fogo em áreas urbanas, rurais e de proteção ambiental
Projeto visa criar Programa Municipal de Prevenção e Combate ao Fogo

Foto: Folha de Búzios

Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) apontam que 2024 já é o ano com maior quantidade de focos de queimada na última década no Brasil. Setembro registrou mais de 80 mil focos, cerca de 30% acima da média histórica, registrada desde 1998 pelo Inpe.

Pensando na preocupante situação das queimadas, um projeto de lei encaminhado nesta quinta-feira (03) na Câmara Municipal de Búzios pretende criar o Programa Municipal de Prevenção e Combate ao Fogo no âmbito do município.

A proposta se baseia na Lei Federal 14.944/ 2024 (Política Nacional de Manejo Integrado do Fogo) e tem como objetivo promover ações preventivas para minimizar o risco de focos de fogo em áreas urbanas, rurais e de proteção ambiental; estabelecer diretrizes para o combate imediato a focos de incêndio, a fim de evitar sua propagação e incentivar a educação ambiental e conscientização da população sobre os riscos de fogo e medidas de prevenção.

Projeto de Lei 62/2024  prevê ainda que o Poder Executivo disponibilize um canal direto de denúncia para a população comunicar focos de fogo e práticas irregulares de queimadas.

A matéria será analisada na Comissão de Constituição, Justiça e Redação.