Projeto Visa Instituir Lei Orgânica da Guarda Municipal
O prefeito Alexandre Martins encaminhou à Câmara Municipal de Búzios o Projeto de Lei Complementar 5/2022 para substituir proposta enviada anteriormente sobre instituição da Lei Orgânica da Guarda Civil Municipal.
A matéria regulamenta a atuação da Guarda Civil Municipal junto à sociedade, estabelecendo seus princípios e competências e incumbe a função de proteção municipal preventiva da GMAB, ressalvadas as competências da União, dos Estados e do Distrito Federal.
O texto também prevê que a Guarda Municipal de Armação dos Búzios passe a ser subordinada ao chefe do Poder Executivo e não mais à Secretaria Municipal de Ordem Pública, revogando o artigo 3º da Lei Complementar nº 26, de 15 de julho de 2010.
Também são revogados os artigos 6º e 7º dessa lei que tratam das competências do Secretário Municipal de Ordem Pública e do Coordenador de Segurança da Secretaria Municipal de Ordem Pública.
Conforme a nova proposta, são superiores hierárquicos da Guarda Municipal de Armação dos Búzios o Prefeito Municipal e o Inspetor Geral da GMAB.
O PLC 05/2022 será analisado na Comissão de Constituição, Justiça e Redação. Já a matéria encaminhada anteriormente (PLC 02/2022) será arquivada.