Projeto Visa Instituir o Dia Municipal do Guia Turístico

por Alessandra Amantea publicado 30/06/2021 11h15, última modificação 02/07/2021 10h37
Projeto Visa Instituir o Dia Municipal do Guia Turístico

Vereador Niltinho de Beloca

O Projeto de Lei 56/2021 visa instituir o Dia Municipal do Guia de Turismo de Búzios no calendário oficial do município, a ser celebrado no dia 26 de junho. A proposta de autoria do vereador Niltinho de Beloca foi encaminhada à Comissão de Constituição, Justiça e Redação na sessão legislativa de ontem(29).

No uso da tribuna, o vereador Niltinho falou sobre o projeto. “Os integrantes da Liguia-Búzios (Liga Independente de Guias) trouxeram essa ideia do Dia Municipal do Guia Turístico. Sabemos da importância que os guias têm: recebem nossos turistas e apresentam a eles nossa cidade, seus aspectos culturais, sociais e turísticos.”

A escolha do dia 26 de junho é para homenagear o guia turístico da cidade Julian Wylder, mais conhecido como Tuli, que faleceu no ano passado por complicações provocadas pela Covid-19. A data escolhida é de seu aniversário de nascimento. Conforme a justificativa do projeto, “Tuli sempre lutou pela qualidade do turismo no município e como ativista também atuava como voluntário pela Cruz Vermelha.”

O PL também prevê que na data, a secretaria competente realize atividades, destacando a importância da figura do guia turístico para o turismo local e para divulgação dos variados aspectos cidade: cultura, história, riquezas naturais, entre outros.