Representantes da Enel Participam de Reunião na Sala de Comissões

por Alessandra Amantea publicado 27/06/2019 15h20, última modificação 27/06/2019 15h36
Plano Verão, serviço emergencial, manutenção da rede e picos de energia foram alguns dos assuntos tratados na reunião.

Vereadores da Câmara de Búzios receberam na quarta-feira (26) a equipe da concessionária de energia elétrica Enel para uma reunião. Os representantes da empresa falaram sobre plano verão, serviço emergencial, manutenção da rede e picos de energia.

Sobre o excesso de carga nos transformadores, o responsável pelo polo operacional da Região dos Lagos Fernando Generoso disse que não há uma medida preventiva, mas que é obrigação do cliente declarar a carga que está colocando em sua casa, pois cada transformador é projetado para suprir a demanda de carga declarada pelo cliente. O executivo de contas da Enel Leandro Barroso explicou ainda que a sobrecarga nos transformadores tem influência direta nos picos de energia e orienta que o cliente deve contratar um técnico da área para avaliar se a carga utilizada é compatível com a carga que a empresa disponibilizou para aquela residência ou empresa. “A obrigação da Enel é até o medidor, do medidor para dentro da residência ou empresa, é responsabilidade do cliente.” enfatizou.“

As ligações clandestinas - em áreas ambientais e áreas de invasão-,onde a concessionária, legalmente, não pode atender, também sobrecarregam os transformadores. Leandro falou da necessidade do poder público viabilizar a planta de arruamento para que a empresa possa colocar as extensões de redes adequadamente.

Já a diretora de relações institucionais Josely Cabral defendeu um esforço conjunto para que as podas preventivas sejam realizadas pela prefeitura, evitando que os galhos atinjam a rede elétrica. E esclareceu que a retirada de objetos na rede - como pipas, calçados, galhos de árvores - é de responsabilidade da Enel.

Os vereadores que participaram da reunião foram Dida Gabarito, Neemias Lopes, Miguel Pereira, Josué Pereira, Niltinho de Beloca e a presidente Joice Costa.