por Alessandra Amantea publicado 01/07/2021 10h55, última modificação 01/07/2021 14h43

Segundo dia de apresentação projeto UC de Tucuns

Nessa quarta-feira(30) aconteceu na Câmara Municipal de Búzios a segunda audiência de apresentação da proposta da Secretaria de Meio Ambiente, Pesca e Urbanismo para criação de unidades de conservação em Tucuns: o Parque das Dunas e Restinga de Tucuns e a Área de Proteção Ambiental das Águas de Tucuns.(Assista)

O evento promovido pela Secretaria de Meio Ambiente, Pesca e Urbanismo teve a participação do secretário da pasta Evanildo Nascimento, do engenheiro da prefeitura Bernardo Corty, do arquiteto e urbanista Alberto Bloch entre outros funcionários da prefeitura; e contou com a presença do vereador Raphael Braga e participantes da assistência.

"O projeto que estamos apresentando não é um projeto fechado. A gente está propondo iniciar um procedimento de intervenção ambiental e urbanístico também, mas tudo a seu tempo.", disse o secretário Evanildo.

Segundo o secretário, existe verba disponibilizada do Fundo Municipal de Meio Ambiente para a criação dessas unidades de conservação. "Uma boa verba foi destinada para a criação dessas duas unidades de conservação, dando a condição de já encomendar o plano de manejo para essas duas unidades de conservação."

Na participação da assistência, alguns dos assuntos abordados foram a necessidade da revisão do Plano Diretor do município, a preocupação da situação dos quiosqueiros da praia de Tucuns com a criação da unidade de conservação e a solicitação para que os arquivos apresentados na audiência sejam disponibilizados à população.

O engenheiro Bernardo disse que os técnicos interessados poderão enviar propostas e contribuições à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo a partir de hoje (01/07). A Secretaria também prevê realizar audiências públicas para discutir o assunto. "A princípio nossa proposta é abrir a partir de 1º de julho o período de contribuições dos técnicos, seja de forma online ou presencial.(...) E nossa proposta é fazer as duas primeiras audiências em 14 e 16 de julho. A gente depende de alguns trâmites burocráticos para publicação, mas a ideia é viabilizar essas datas."

Matéria relacionada: Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo apresenta Projeto de Unidades de Conservação em Tucuns