Secretário de Educação é Sabatinado na Câmara de Búzios

por Alessandra Amantea publicado 01/11/2019 16h15, última modificação 01/11/2019 16h33

Em resposta ao Requerimento 30/2019, de autoria do vereador Neemias Lopes, o Secretário de Educação Felipe Lopes compareceu à Câmara Municipal de Búzios na sessão ordinária de quinta-feira (31). Na ocasião o secretário prestou esclarecimentos sobre a merenda escolar, a falta de professores na rede de ensino, os problemas estruturais das escolas, entre outros assuntos relacionados à pasta, a qual ele ocupa há 5 meses.

Segundo o secretário, o pagamento da merenda escolar não está atrasado. Sobre a anulação de recursos da merenda para suplementação da folha de pagamento da prefeitura, aprovado na Câmara de Búzios, ele esclareceu. “Teve sequestro de cerca de R$500 mil de verba do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) em setembro do ano passado; e nós conseguimos resgatar essa verba. Nós fizemos a troca de fonte, então não saiu verba da merenda. O que estava sendo pago com recurso próprio passou a ser pago com recurso que vem do governo federal. Isso não alterou em nada a merenda. E ela está sendo paga em dia.”

Quanto à falta de professores, Felipe Lopes disse que faltam 11 professores em toda rede de ensino de Búzios. “Nós fizemos processos seletivos e chamadas, e a carência que tem é porque não conseguimos encaixar profissionais nos horários.”

O Secretário de Educação falou ainda dos principais desafios da pasta e também citou algumas melhorias que a Secretaria tem feito nas escolas como a troca de instalação de rede de gás, a limpeza de caixas d'água e cisternas, a troca das caixas d'água de amianto e o conserto do piso do refeitório do Inefi.

Os vereadores também fizeram perguntas sobre segurança, a falta de hortaliças e frutas na merenda escolar, a ajuda de custo aos universitários, sobre uniformes e o Termo de Ajustamento de Conduta do Ministério Público 13/2019, para melhoras e adequação dos ambientes escolares do município.“Pedimos extensão de prazo para cumprir o TAC.”, respondeu o secretário.

( Assista a esta sessão: https://www.youtube.com/watch?v=PGIihHfXIQM )